9 livros/obras sáficas que você precisa conhecer
séries, filmes e livros que não vejo o pessoal falando muito, mas que tem um espacinho no meu coração <3
Acho que é inegável afirmar que, ultimamente, achar conteúdo sáfico que realmente valha a pena é quase uma missão impossível. Quando finalmente a gente dá de cara com uma obra que promete trazer aquele clima autêntico e tão esperado, logo se depara com dois problemas recorrentes:
1. O casal mal aparece ou é deixado de lado.
2. A série é cancelada (ESSE FAZ EU COGITAR GASTAR MEU PRIMEIRO RÉU!!).
Mas olha que legal, esse post não é apenas um desabafo. Na verdade, é uma lista de recomendações de livros, filmes e séries que eu adorei, mas que não vejo muita gente comentando por aí.
E já adianto: em breve, vou fazer um post inteirinho sobre sexualidade, porque, para mim, é um tema muito importante e que eu preciso muito falar sobre. Então, se você tem interesse em ler sobre isso futuramente, lembra de ficar por perto. ;)
1) Menina feita de estrelas
Eu vou começar com este, pois ele é simplesmente o meu livro favorito de todos os tempos.
O livro conta a história de Mara, uma garota meio fechada e que carrega alguns traumas bem pesados, porém nunca achou que valia a pena compartilhá-los com ninguém.
Mara e seu irmão gêmeo, Owen, nasceram sob a constelação de Gêmeos e são extremamente unidos, tendo como tradição deitar no telhado e narrar histórias sobre irmãos estelares e suas aventuras em meio às constelações (confesso que chorei muito por causa desses dois).
Acontece que seu irmão, Owen, é acusado de estuprar uma amiga próxima de Mara.
A história narra como Mara processa isso, já que a garota sofre com crises complicadas como resposta ao seu trauma e agora tem que lidar com o fato de que a pessoa mais próxima dela fez algo tão terrível.
No livro, Mara também é obrigada a voltar a conviver com Charlie, sua ex-namorada que, vou admitir, tem uma paciência imensurável com a garota e consegue entendê-la de uma forma muito única. Ela percebe que seus surtos são causados por algo maior, quase uma resposta primal de defesa, e não apenas um comportamento babaca.
Este livro tem uma escrita lindíssima, os diálogos são incríveis, mas, ao mesmo tempo, tudo é muito cru e pesado. Então, você precisa ler sabendo que vai acabar em uma poça de lágrimas.
Eu juro que nunca chorei tanto com um livro quanto com este. Talvez tenha sido a forma como ele é inteiramente narrado por Mara e como seus pensamentos e conflitos são muito próximos da maneira como eu lido com as coisas, mas, enfim… acho que qualquer um deveria ler este livro.
Atenção a gatilhos: Agressão sexual/Estupro (explícito) e Culpabilização da vítima.

2) Seis vezes em que a gente quase ficou
Sim, o título parece o de uma fanfic escrita por uma garota de 13 anos. Eu também achei isso no começo, mas a história é muito boa e muito mais profunda do que eu pensava.
Penny e Tate estavam destinadas a estar sempre perto uma da outra, mas nem sempre gostaram dessa companhia. Afinal, suas mães são melhores amigas há anos, então elas tiveram que se suportar.
Penny perdeu tragicamente o pai em um acidente no qual ambos estavam presentes, o que lhe deixou sequelas físicas e traumas, além de tornar sua relação com a mãe, Lottie, tensa e complicada (aviso de mommy issues pesadíssimo). Parecia que essa tragédia, por si só, já era suficiente...
Mas quando a mãe de Tate precisa de um transplante de fígado, a mãe de Penny não hesita em se oferecer como doadora. A segunda parte desse plano, no entanto, exige que as duas passem a morar juntas durante o período de recuperação, o que significa que Penny e Tate agora terão que dividir o mesmo teto.
Esse é um enemies to lovers, mas o que realmente me pegou foi o jeito da Tate, que é daquele tipo "toca nela e eu te sento a porrada” com a Penny, mesmo as duas se odiando.

3) Heartbreak High
Essa é tipo A SÉRIE dos gays.
Se você tá procurando algo bem-humorado, com um clima meio Heartstopper, só que mais adulto e com um plot de suspense, essa é a série perfeita para você.
A série tem personagens gays, não binários, bissexuais, assexuais… uma gama bem diversa.
Eu gostei muito da personagem lésbica da série, que faz parte do grupinho principal, a Quinni. Também achei muito foda o fato de terem escolhido uma atriz autista para interpretar uma personagem que também é, o que fez com que os comportamentos e crises dela fossem muito mais reais e nada clichês, como acontece em outras séries com atores neurotípicos tentando representar isso.
O jeito como exploraram as dificuldades dela em um relacionamento com outra garota foi muito bom e mostrou bem que nem tudo são só flores, principalmente quando você é uma pessoa neurodivergente.
“Tudo se inicia quando um “Mapa do Sexo” vem à tona na escola Hartley High, lançando Amerie, a mente por trás da polêmica criação, à margem de uma escola que a odeia. Para agravar a situação, sua melhor amiga, Harper, a abandona sem qualquer explicação, mergulhando-a em um abismo de confusão e solidão.
Após todos serem forçados a encarar aulas de educação sexual, Amerie encontra refúgio e uma inesperada aliança em Darren e Quinni, com quem forma um trio singular e que desafia as normas do ensino médio. Enquanto busca desesperadamente compreender o distanciamento de Harper, ela se depara com verdades perturbadoras sobre Ca$h, um garoto imerso em gangues e envolvido em um esquema criminoso que ameaça não só sua reputação, mas também a segurança de todos.”
Heartbreak High: Onde tudo acontece - Netflix
2 temporadas, porém a terceira já está sendo gravada (mais ou menos 30-40 minutos por episódio).
4) Warrior Nun
Essa foi uma das primeiras séries sáficas que vi, então deixo aqui meu crédito por ela ter um lugar especial no meu coração (e na parede do meu quarto).
A série conta a história de Ava, uma garota de 19 anos que, após ficar tetraplégica em um acidente na infância, morre em uma casa de cuidados, mas de repente ressuscita em uma igreja enquanto preparavam seu corpo.
O problema? Ela consegue voltar a se mexer e andar.
O outro problema? Um halo gigante foi implantado em suas costas, tornando-a extremamente poderosa e, agora, encarregada da missão de salvar a todos.
“Warrior Nun gira em torno da história de uma garota de 19 anos que acorda em um necrotério com uma nova vida e um artefato divino implantado em suas costas. Ela descobre que agora faz parte da antiga Ordem da Espada Cruciforme, encarregada de lutar contra demônios na Terra, e forças poderosas que representam o céu e o inferno querem encontrá-la e controlá-la.”
Digamos que assistir a uma série de ação onde uma mulher sarcástica, de humor ácido e personalidade forte luta ao lado de freiras (e se apaixona por uma delas, rsrs) para derrotar demônios foi uma experiência, no mínimo, interessante.
2 temporadas (mais ou menos 40-50 minutos por episódio).
*Esse série infelizmente foi cancelada após a segunda temporada, mas dá para assistir ela numa boa sem ficar naquele “meu deus isso precisava de uma terceira, ficou tudo sem sentido”. (confia em mim, vale a pena)
5) YellowJackets
Ok, imagina o seguinte: um bando de garotas adolescentes, jogadoras de futebol, queda de avião, sobrevivência, canibalismo e muita merda sobrenatural.
Essa é a série.
Ela tem apenas um casal sáfico confirmado — Taissa e Vanessa, duas das personagens principais — mas é uma queridinha da comunidade, principalmente porque há ali, sim, uns sentimentos não resolvidos entre algumas personagens, além de bastante química que eu ainda torço para ver sendo aproveitada na terceira temporada (que estreia agora, no dia 14 de fevereiro). Ah, e também tem um personagem gay.
Eu adoro a vibe de mistério, suspense e o ar sobrenatural que a série consegue criar. É aquele tipo de história que te assusta sem precisar de muitos jumpscares e te prende na dúvida: será que aquilo tudo é real ou apenas fruto da mente da garota com esquizofrenia que cria uma seita para dar às sobreviventes algo em que se agarrar?
“A primeira temporada mostra duas linhas temporais ao mesmo tempo. A primeira é em 1996 e acompanha as Yellowjackets, um talentoso time de futebol feminino de uma escola de Nova Jersey. Após vencerem um campeonato regional, a equipe conquista uma vaga para disputar o torneio federal, que acontece em Seattle. A vida das meninas muda para sempre quando seu voo sofre um acidente, e o avião cai no meio das florestas do Canadá. As sobreviventes do desastre então aguardam pelo resgate, otimistas de que só ficarão perdidas por alguns dias.
Já a segunda linha temporal se passa 25 anos depois, em 2021, e é revelado que as jovens passaram 19 meses na floresta. Nem todas voltaram para casa, e as que sobreviveram são marcadas por traumas dos horrores que precisaram fazer para se manter vivas – o que inclui intrigas, mortes e canibalismo.”
2 temporadas, porém a terceira será lançada no dia 14/02 (mais ou menos 50-60 minutos por episódio).
6) Atypical
Essa série é bem mais teen e tem uma vibe de sitcom, mas é uma daquelas gostosinhas de assistir. Apesar do tom leve, traz bastante drama, o que te faz ficar vidrado e maratonar tudo em um dia só.
A história acompanha Sam, um garoto autista de 18 anos, e sua irmã, Casey, de 16.
Casey faz parte do time de corrida da escola, mas recebe uma proposta para estudar em uma instituição melhor e competir em outro time. A trama dela é muito interessante: sua descoberta da bissexualidade é retratada de forma cheia de conflitos e realística para alguém na sua faixa etária, com traços de heterossexualidade compulsória e o drama de se apaixonar por alguém que ela antes odiava.
Enquanto isso, Sam enfrenta os desafios do fim do ensino médio e do início da faculdade, além de suas próprias dificuldades com relacionamentos. Inicialmente, ele é apaixonado por sua terapeuta, mas, ao longo do tempo, percebe que existem pessoas no mundo dispostas a amá-lo de verdade.
4 temporadas (mais ou menos 20-30 minutos por episódio).
*A série já foi completa, então tá livre para maratonar tudo até o fim ;)
7) A vida depois
Esse é um daqueles filmes que retrata uma realidade triste, mas muito presente nas escolas estadunidenses.
Um massacre ocorre na escola onde Vada estuda, forçando-a a se refugiar no banheiro com Mia, uma garota com quem nunca teve contato antes, mas que agora compartilha o que ela acredita serem seus últimos momentos de vida.
Após sobreviverem ao massacre, as duas criam uma conexão profunda devido à experiência compartilhada. O problema é que, enquanto todos ao redor parecem seguir em frente, Vada sente que está presa no trauma. Seu melhor amigo, por exemplo, lida com a tragédia de maneira muito mais funcional, chegando até a transformá-la em um programa de conscientização e ajuda.
Vada desenvolve TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) e agora precisa enfrentar essa montanha-russa de sentimentos e traumas ao lado de Mia, funcionando como apoio mútuo em meio ao caos.
“Em A Vida Depois, uma estudante do ensino médio enfrenta consequências emocionais após uma tragédia escolar. A partir desse processo, ela forma um vínculo único e dinâmico com outros dois adolescentes, em uma jornada muitas vezes confusa, de cura. A jovem experimenta em seus relacionamentos, seja com a família, amigos ou até mesmo em suas visões de mundo, uma transformação significativa, potencializadas pela intensidade desse período da vida e por seus traumas. O filme retrata os rostos invisíveis de uma tragédia, e seus esforços em conseguir (ou nem sempre conseguir) transformar a dor em uma mudança positiva no mundo.”
8) Bottoms
Se você tá procurando uma comédia engraçada para caralho e cheia de lésbicas, esse é o filme certo.
PJ e Josie são duas garotas nada populares, cansadas de serem ignoradas e sem sorte no amor. Para chamar a atenção das garotas mais populares da escola, elas - com a ajuda de Hazel - bolam um plano completamente insano: criar um clube de luta feminino sob o pretexto de ensinar defesa pessoal, mesmo sem fazer a menor ideia de como lutar. Mas, para a surpresa delas, o clube se torna um sucesso.
Com muita violência, mal-entendidos e brigas, as três acabam presas em um caos total. Tudo isso porque queriam, finalmente, perder a virgindade.
Não tem em nenhum streaming brasileiro, apenas sites piratas. Esses são alguns que eu conferi e estão funcionando:
Bottoms - Megacine (Legendado)
Bottoms - FilmesXP (Dublado)
9) Arcane
Essa, diferente das outras, é extremamente conhecida, mas vou incluir aqui porque sei que tem muita gente que se recusa a assistir por ser uma animação, mesmo sendo voltada para o público +16.
Ela é minha série favorita, não é à toa que já gastei uma puta grana com as mercadorias da série, porque esses vagabundos sabem como te fazer comprar. A série te deixa tão destruído que você acaba se enchendo de merchandise para preencher o vazio no peito.
Ela conta a história de duas irmãs, Powder e Violet, que crescem na parte pobre das cidades gêmeas Piltover e Zaun.
Sem dar muitos spoilers, as duas acabam separadas, cada uma seguindo um caminho muito diferente e com o universo contra elas quando o assunto é se reconectar.
Violet é a personagem lésbica da trama. Ela tem um relacionamento futuro que é cheio de conflitos e dificuldades, já que ela vem da parte mais vulnerável da cidade, e seu interesse amoroso é da alta burguesia. Aliás, a irmã mais nova de Vi não fica nada feliz com isso, o que dificulta ainda mais a reaproximação delas e acaba gerando uma guerra entre as duas cidades (acredite se quiser).
Eu comecei a assistir à série pelo casal, mas fiquei pela história, porque, sinceramente, puta que pariu! Que coisa magnífica. Nunca pensei que ficaria tão imersa em um universo tão diferente e me sentiria conectada com tantos personagens. (Uma das poucas séries que me fizeram chorar até me acabar!).
2 temporadas (mais ou menos 40-50 minutos por episódio).
*A série já foi completa, então tá livre para maratonar tudo até o fim ;)
Se você também tem alguma recomendação e puder compartilhar nos comentários, ficaria muito grata, pois eu realmente ando precisando e tô convencida de que já vasculhei todos os cantos possiveis!!
Valeu por ler até aqui! <3
ótimas recomendações!! já assisti a maioria e todas são realmente mt boas!!! algumas estando entre as minhas favoritas <3
peguei todos os livros pra ler, parecem muito bons e tá sendo mt raro pra mim achar livros sáficos que eu goste então obrigada!!
amei as recomendações, a maioria eu já assisti, mas suas recomendações literárias ainda não li e já estão na minha lista